Dicas Infalíveis para Escolher o Nome do Seu Pet

Sumário

Dar um nome ao mascote nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando não é previamente estabelecido a quem cabe a tarefa. Nesse caso, o palpite corre solto e seu bichinho pode ter duas, três, quatro formas de ser chamado antes de sair aquele som definitivo que terá tudo a ver com ele!

São muitos os pontos levados em consideração nesse momento. É comum escolher o nome do pet analisando a sua aparência e personalidade. Também é de praxe sugerir o nome de um ídolo para nomear o bichinho. Depois que a decisão é tomada, os donos costumam testar o nome em voz alta para ver como seria a sua sonoridade. Mas será que esse é o caminho certo?

Para ajudar na busca pelo nome ideal, o site eHow reuniu valiosas dicas para que tutores escolham o nome perfeito. Dê uma olhada:

Não arrisque no primeiro dia

O nome pode não sair no dia, nem no mês em que se adquire um animal de estimação. Pode até ser “batizado” de imediato, mas é bom ter em mente que virão adaptações e crianças são mestras nisso. Mesquita vira Mesquinha, Barbarella passa a se chamar Barbie, Asdrubal fica Adubo e por aí segue.

2. Viva momentos especiais

Vai haver, com o passar do tempo, momentos únicos, atitudes que revelam a personalidade do mascote, cenas por ele protagonizadas que marcarão a história da família para sempre. Bisteca ganhou seu nome no dia em que roubou da mesa a referida carne; depois de roer a carteira do dono, e de se esconder debaixo do sofá, Gatuno não perdeu a fama.

3. Nomes próprios

Outra fonte bastante comum é recorrer aos nomes próprios. Tem gente que tem verdadeira fixação por alguns nomes que agora finalmente poderão ser pronunciados dentro de suas casas. Mas atenção! Brincadeiras podem custar caro. Nome do chefe no cachorro pode ser divertido até o dia em que ele descobrir. Antes de ficar chamando pelo seu pet nos corredores do prédio – e algum morador abrir a porta perguntando por que você está atrás da filha dele – é bom investigar se o nome pretendido já existe no condomínio.

4. Nomes exclusivos

Um nome 100% do seu pet? Misturar a grafia do pessoal da casa foi a solução que Mônica e Carlos encontraram para a gata Móca; Júlio e Beatriz logo se identificaram com o poodle Jube e as irmãs Silvana e Vânia se divertem com a vira-lata Siva.

5. Homenagens

Há também quem se sinta lisonjeado. Carmem ficou feliz em saber que a gata da sobrinha, o presente mais esperado do Natal, era sua mais nova xará. É bom lembrar que perguntar não ofende.

E foi nessa onda de homenagem que se encerrou o impasse da família Silva. Esse grande aliado, o tempo, ajudou os irmãos a dar um basta na guerra dos pais que tiveram suas sogras homenageadas em pé de igualdade, dia em que Dalda foi finalmente apresentada à grande família.

Escolha um nome que tenha um ou duas sílabas

Nomes com muitas sílabas fazem com que com que o cachorro não preste atenção ao chamado do tutor. Os cães são capazes de compreender comandos curtos de voz. Caso você goste de nomes longos, pense em um apelido para chamar o pet.

Opte por um nome que comecem com “S”, “K” ou “C”

A escolha de nome com que comecem com “s”, “k” ou “c” ajuda os cães a ouvirem o seu chamado em um ambiente barulhento.

O nome deve terminar com uma vogal

Ao pensar no nome do pet, analise alternativas que terminem com uma vogal. A tática ajuda o cão a ouvir seu nome com mais facilidade.

Evite a escolha de nomes que são similares à comandos

Procure não escolher um nome que tenha a mesma sonoridade que os comandos de voz. Caso, você chame o animal de “Kika”, por exemplo, ele pode confundir a palavra com “fica”, cuja sonoridade é parecida.

Ter um animal de estimação em casa, principalmente um cachorro, é alegria constante e de todos. No entanto, muitas famílias têm dificuldade para escolher o nome apropriado e acabam se precipitando. Quando o arrependimento vem, é tarde demais.

Você já pensou nisso? Conhece alguma estratégia para escolher o nome ideal para ele? Saiba que essa escolha é uma responsabilidade enorme porque está cientificamente comprovado que uma das formas mais eficientes de estabelecer boa comunicação com ele é a partir do nome.

A escolha diz muito sobre o que você pensa do animal, por isso é uma decisão que precisa ser tomada cuidadosamente. A seguir, as nossas dicas para uma escolha feliz:

AVALIE A RAÇA

Uma boa escolha pode começar a partir da avaliação da raça do seu animal de estimação. Leia tudo sobre o assunto, talvez a ideia surja exatamente daí.

TRAÇO DE CARÁTER

Observe seu animal para identificar algum traço marcante, assim o nome pode ser dado a partir dessa característica. Ele é carinhoso? Pula demais? Se correr muito rápido pode até ser chamado de Ligeirinho.

NOME FAMOSO?

Pode ser uma boa opção. Você pode chamá-lo igualzinho aos animais das grandes produções cinematográficas. Nunca se sabe, ele pode crescer e ficar famoso também.

ESCOLHA DISCRETA

Reflita bem para não escolher um nome que seja vergonhoso de ser repetido na frente de crianças e idosos. Para uns, certos nomes são engraçados mas, para outros, são interpretados como inofensivos.

NOME DE ALGUÉM DA FAMÍLIA NÃO

Nem por brincadeira pense na possibilidade de dar ao seu cãozinho o nome de algum parente. A intenção pode ser das melhores, mas você vai correr um risco danado de ofender alguém. Sua sogra pode ser a primeira a não gostar da associação.

O ALFABETO CONTA MUITO

Um bom nome conta com aquilo que chamamos de consoantes duras tais como K, T, M ou S. Os animais identificam melhor essas letras do alfabeto. Alguns especialistas também recomendam nomes terminados em Y ou IE. Por outro lado, fuja daqueles que rimam com ‘não’ para evitar confundir seu animal.

NOME CURTO

Essa dica é muito especial porque, de fato, os cães respondem melhor a pequenos nomes. Fuja de situações como daquele dono egocêntrico, que adorava corrida de cavalos e resolveu batizar seu totó com o desastroso “Corrida Miles”.

PENSE NO APELIDO TAMBÉM

De um modo geral as pessoas têm forte tendência aos apelidos. Por isso na hora de selecionar o nome do seu pet, pense na possibilidade de um apelido correspondente. Se não gostar, mude.

PESQUISE

Não tenha vergonha de invadir a internet em busca de sugestões. Milhões de pessoas agem assim e quase sempre ficam satisfeitas com os resultados.

NEGÓCIO FAMILIAR

Faça da escolha do nome um negócio realmente familiar, pedindo a opinião de todos. Assim, eles serão obrigados a pensar ao mesmo tempo e daí pode sair a solução.

Fontes: PetCidade, GaúchaZ, GranvitPet

Oi Visitante!

Carrinho

Retornar para a loja

Aqui está seu cupom para primeira compra em RG para Pets®
Em instantes, deve chegar lá no seu e-mail cadastrado também :)

bemvindo10